Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Curso sobre as relações raciais em Cuba acontece nesta semana em São Paulo

Cada aula terá duração de três horas e os participantes receberão certificado; inscrição deve ser feita via preenchimento de formulário na internet

5 de novembro de 2019

As relações raciais em Cuba é tema do curso “Cuba, Racismo e Revolução”, que acontece gratuitamente nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, das 19h às 22h, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), na capital paulista.

O objetivo é apresentar a história de Cuba a partir de como ocorrem as relações raciais no país desde o período em que a ilha não era independente até os dias atuais. Haverá discussões sobre como os temas de racismo e revolução se entrelaçam ao abordar raça e nacionalismo, as grandes categorias do debate que atravessa o país.

As aulas terão duração de três horas, com certificado, e serão ministradas por Lourival Aguiar, doutorando em antropologia social pela USP. Ele pesquisa a relação entre os corpos negros e espaços na formação de territórios afrocentrados em Havana, capital cubana.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online. A iniciativa educacional é organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o coletivo “Quilombo Cabeça de Nego”.

Mestre em Estudos Culturais pela USP, Lourival Aguiar estudou a relação entre o movimento negro paulista e a criação da identidade étnico-racial durante o período da ditadura militar. O professor também é membro do “Coletivo Subverta” e do grupo de estudos “Caribe Global – Canibal”.

Serviço:

Curso “Cuba, Racismo e Revolução”

Quando: 5, 6, 7 e 8 de novembro, das 19h às 22h

Onde: Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | Rua Pedro Vicente, 625, Armênia, São Paulo – SP.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano