PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso sobre pensamento feminista a partir de autoras negras abre inscrições para segunda edição

16 de novembro de 2020

plataforma online

Conteúdo abordado compreende percurso pelas contribuições teóricas do feminismo e suas implicações para uma leitura feminista da sociedade atual

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação

A jornalista, ativista e mestra em Comunicação e Culturas Contemporâneas Bruna Rocha oferece no sábado, 21 de novembro, a segunda edição do curso “Introdução ao Pensamento Feminista”, iniciativa através da qual o feminismo é apresentado a partir da constribuição de autoras negras. O curso acontece das 16h às 18h, em plataforma digital a ser informada para as pessoas inscritas, disponibilização de certificado e PDFs dos conteúdos trabalhados.

Bruna Rocha é idealizadora da plataforma Semiótica Antirracista e vem articulando um trabalho de análise do discurso com crítica às desigualdades de raça e gênero, com grande repercussão nos últimos períodos.

“Quero desmistificar a mentira de que feminismo é uma pauta apenas das mulheres brancas. Esse tipo de discurso coaduna com a ideia de que nós mulheres negras não somos mulheres ou não somos atravessadas pelas violências perversas do sexismo. Meu feminismo é orientado pelo pensamento sofisticado de intelectuais negras e quero partilhar isso com as pessoas através deste curso”, defendeu a jornalista, que tem uma trajetória de 10 anos nos movimentos de mulheres do Brasil.

O curso surge com o objetivo de revisar as principais autoras e ativistas do Feminismo, no Brasil e no mundo, com foco em uma perspectiva antirracista, internacionalista e de esquerda. O conteúdo abordado no curso compreende um breve percurso pelas contribuições de teóricas do feminismo (com protagonismo de autoras negras) e suas implicações para uma leitura feminista da sociedade atual.

Enquanto perspectiva que articula teoria e prática, o curso também irá tratar de experiências revolucionárias de mulheres em vários territórios ao redor do planeta, bem como dos desafios e possibilidades colocados pela conjuntura para a construção da resistência feminista no Brasil e no mundo. Será disponibilizada bibliografia de apoio ao curso para leitura opcional.

Serviço:

Data: 21 de novembro de 2020

Horário: das 16h às 18h

Local: Google Meets

Investimento: R$50

Inscrições em plataforma online.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano