Na próxima sexta-feira (16), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promoverá uma aula aberta sobre “Reparações Históricas e Desigualdades Entrelaçadas: Rumo à Justiça Reparativa e às Afrorreparações”.
O evento busca discutir a relação entre a desigualdade laboral e a desigualdade racial desde o século 16 até os dias atuais. Os convidados também irão discutir como os regimes raciais de exploração laboral perpetuaram as desigualdades na distribuição da riqueza global e como as políticas de reparação podem representar um caminho para a justiça racial e social.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O debate terá a presença da professora e doutora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação da UFMG, e do professor Lao-Montes, doutor em sociologia histórica da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Para completar, o evento apresentará o ativista antirracista argentino Federico Pita. Cientista político pela Universidade de Buenos Aires, Pita é fundador da Diáspora Africana da Argentina (Diafar). O ativista também é editor da seção “Negrx”, publicada no jornal Pagina/12, que reúne textos de jornalistas e pesquisadores negros sobre a temática racial.
O encontro é presencial, aberto ao público e será realizado às 19h no auditório da Escola de Arquitetura, em Belo Horizonte, e contará com transmissão ao vivo. Para participar, é necessário realizar a inscrição via formulário online.
Serviço
Seminário – Reparações Históricas e Desigualdades Entrelaçadas: Ruma à Justiça Reparativa e às Afrorreparações
Quando: 16 de agosto (sexta-feira) às 19h
Onde: Auditório da Escola de Arquitetura da UFMG
Endereço: Rua Paraíba, nº 697 – Savassi, Belo Horizonte (MG)