Pesquisar
Close this search box.

Edital fomenta blocos de carnaval nas periferias de São Paulo com apoios de 5 e 15 mil reais

4 de fevereiro de 2019

Iniciativa é da plataforma de experiências culturais, Pipoca; inscrições vão até dia 8 de fevereiro

Os blocos de carnaval nas periferias estão enraizados em questões culturais e sociais, como religiões de matriz africana, ritmos afro-brasileiros, raça e gênero, e as tradicionais comunidades de samba. Para incentivar a continuidade dessas iniciativas nas festividades de 2019 foi lançado o edital Carnaval na Quebrada.

A iniciativa é da plataforma de experiências culturais, Pipoca. Até o dia 8 de fevereiro, blocos que movimentam territórios periféricos da cidade e mobilizam moradores podem se inscrever gratuitamente.

O projeto, que acontece por meio do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SP), com patrocínio Nextel, possui duas linhas de fomento: o formato Patrocínio garante aporte financeiro individual de R$ 15 mil para três iniciativas e a linha Apoio, que selecionará oito blocos para distribuir R$ 5 mil para cada organização.

Em 2018, o tradicional carnaval de rua realizado na região central de São Paulo recebeu nove milhões de pessoas, segundo dados divulgados pelo SPTuris. Nas periferias, eles têm movimentado comunidades, mas ainda possuem dificuldades em seguir com programações por falta de investimento.

“A democratização do acesso a recursos financeiros é um fator estrutural, o qual o edital Carnaval Na Quebrada pretende pautar para reconhecer o legado cultural que os blocos das periferias vêm construindo ao longo da história”, explica Rogério Oliveira, da Pipoca.

Para participar do edital Carnaval Na Quebrada, acesse o site  e conheça os detalhes de preenchimento da ficha de inscrição.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano