Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

12º Encontro da Pessoa Negra de Parelheiros reúne 60 pessoas

26 de novembro de 2018

O evento, organizado pelo Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê de Hozoouane, aconteceu no bairro do extremo sul de São Paulo no dia 24

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Reprodução Cia Os Desconhecidos

O Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê de Hozoouane promoveu no sábado (24) a partir das 16h, o 12º Encontro da Pessoa Negra de Parelheiros. Diversas atrações compuseram o evento, entre eles, contação de histórias pelo grupo de teatro local, Cia Os Desconhecidos, na pessoa de Mutalesange; palestra da gestora de cultura do CEU de Parelheiros, Vânia; e a presença da doutora Kiazunda, pós graduada na área geriátrica e na área infantil. Não faltou também o tradicional acarajé do Ilê.

De acordo com o Sacerdote da casa, Katulemburange Amorim, a chuva torrencial que caiu no dia afetou na quantidade de pessoas. O encontro reuniu cerca de 60 participantes.

“O fato de não ter a mesma quantidade de público do ano passado não abalou a qualidade. O clima estava muito bom e a energia muito boa.”, ressaltou o Sacerdote.

Parelheiros é um bairro do extremo sul da capital paulista. Lá está fundado o Ylê de Hozoouane, que desempenha sua função social com êxito, por meio de projetos assistenciais que tentam minimizar a desigualdade social e a pobreza que a população do seu entorno se encontra. Alguns projetos somam as reflexões sobre preservação ambiental, afinal, Parelheiros abarca duas áreas de preservação ambiental, e o Candomblé tem muito a ver com isso.

O Encontro da Pessoa Negra, no entanto, representa o lado sociocultural das preocupações da casa de Hozoouane. A proposta é não ser efetivamente “religioso”, mas um momento cultural de confraternização e diversão e também de reflexão a respeito das condições da pessoa negra no passado, no presente e no futuro da sociedade brasileira.

O Asé Ylê de Hozoouane está localizado na Rua Conde de Fontalva, 100, Jardim Santa Fé, em São Paulo, e o encontro acontece todos os anos no último sábado de novembro.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano