Pesquisar
Close this search box.

Encontro internacional discute África e suas diásporas

24 de setembro de 2019

Intelectuais e artistas da África do Sul, Angola, Cabo Verde e Egito estão na programação

Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Reprodução

Entre os dias 10 e 19 de outubro, acontece o encontro internacional “Áfricas contemporâneas do continente às diásporas”, com programação em várias regiões de São Paulo.

Um dos objetivos do evento é pensar o conjunto de produções africanas contemporâneas que se debruçam a refletir sobre a África e o mundo visto a partir de suas diásporas.

O encontro será composto por conferências, mesas-redondas, colóquios, oficinas, intervenções, performances, exposições e apresentações musicais.

Outra proposta é desmistificar a compreensão da África e das diásporas, desde a visão do colonialismo. A programação conta com pensadores, ativistas e artistas da África do Sul, Angola, Cabo Verde, Egito, Mali e Senegal. Africanos da diáspora em Portugal, bem como da Inglaterra também compõe a programação.

Nas atividades, os convidados colocam em questão o lugar do continente africano como o território da falta, da perda e da necessidade. A diáspora vista apenas sob o ângulo da fuga, da impossibilidade também será debatida.

O evento partiu de conversas entre diferentes instituições brasileiras e o Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL).

Os movimentos políticos e sociais nas sociedades africanas, as produções intelectuais, o racismo e as desigualdades contemporâneas são outros temas abordados durante os nove dias de evento.

Inscrições
O evento é aberto e não terá inscrições prévias, exceto nas atividades que serão realizadas no CPF-SESC (Centro de Pesquisa e Formação do SESC).

Cada local de atividade do evento terá previsto um número máximo de lugares, preenchidos de acordo com a chegada. Será divulgada em breve a lotação máxima de cada atividade.

Certificados
Serão emitidos certificados por atividade, após preenchimento dos dados cadastrais durante o evento e da lista de presença nas atividades.

O site do evento reúne mais detalhes da agenda.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano