Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo circense com artistas negros tem reestreia nesta quinta (30)

30 de outubro de 2019

A programação segue até o próximo domingo (3) 

 Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Mariana Ser

Nesta quinta-feira (30), começa a temporada de ‘Prot(agô)nistas. O movimento negro no picadeiro’, no Sesc Pompéia, zona oeste de São Paulo.

O espetáculo é resultado de um trabalho apresentado na 2ª edição do Festival Internacional de Circo, em abril deste ano, no Centro Esportivo Tietê. Em maio, a obra teve única apresentação no Theatro Municipal de São Paulo, onde participou do projeto Novos Modernistas, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Para o diretor e artista circense Ricardo Rodrigues, 43, a oportunidade de apresentar a montagem mostra a força do movimento negro. “É muito bom saber que o espetáculo está vivo, encorpado e desejado. A expectativa de público é a melhor possível”, resume. “O elenco está animado, dedicado. São anos de trabalho, de cada um, para mostrar a nossa potência artística no palco”.

Rodrigues reforça que ‘Prot(agô)nistas traz ‘a mais forte bandeira de luta e resistência das pessoas negras no Brasil, a própria pele’.

Durante 80 minutos, o público assiste aos números tradicionais do circo, como acrobacias, tecido, perna de pau, faixa aérea, malabares, palhaço e bailarina, além de musicais da banda, como as faixas “Neguinha Sim”, de Renato Gama, “Linda e Preta”, de Jarbas Bitencourt e “Nascimento”, de Melvin Santana.

Em meio aos números, ainda tem o Gumboot, dança popular com botas de borracha, criada pelos trabalhadores das minas de carvão, ouro e diamantes da África do Sul, no século 19.

“É uma grande alegria poder colocar na cena paulistana um espetáculo com tanta gente. São 25 artistas envolvidos e uma produção complexa de manter viva, principalmente em tempos atuais, de tantos ataques à cultura”, ressalta o diretor.

Serviço
Prot(agô)nistas. O movimento negro no picadeiro’ | Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/204218_PROTAGONISTAS

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano