Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo sobre as vivências da mulher negra e nordestina é apresentado em São Paulo

As apresentações da peça autobiográfica “Histórias Bordadas em Mim”, de Agrinez Melo, serão nos dias 4 e 5 de outubro

23 de setembro de 2019

O espetáculo “Histórias Bordadas em Mim” fará duas apresentações, nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo. A peça é uma narrativa autobiográfica da atriz Agrinez Melo. De forma lúdica, a protagonista compartilha suas vivências enquanto mulher negra, nordestina, mãe e artista.

A encenação promove uma reflexão social sobre a valorização do ser humano, o resgate da ancestralidade negra e seus elementos culturais familiares à tradição nordestina.

De acordo com Agrinez Melo, o espetáculo é necessário para o fortalecimento da identidade negra. “Nos afastamos cada vez mais de quem somos. A peça é necessária por trazer histórias de amor, dor, violência, superação, descoberta da negritude e valorização da ancestralidade negra”, conta a atriz.

No decorrer da peça, música e poesia ajudam Agrinez Melo a compartilhar situações reais em tom aconchegante. “As histórias narradas, tão minhas, também serão do outro, pois se assemelham a diversas pessoas. A peça pode ser uma possibilidade de mudar algo na vida, transformar um olhar, ou simplesmente um convite de partilha”, avalia a artista.

Valorização da arte negra

“Histórias Bordadas em Mim” estreou em 2016 e é o primeiro trabalho independente de Agrinez Melo. Apesar da falta de financiamento, a artista uniu esforços para trazer o espetáculo de Pernambuco para São Paulo.

O objetivo é ampliar as possibilidades de trabalho para mulheres negras dedicadas à arte. “A ideia é criar uma rede de intercâmbios para fazer a arte negra ecoar”, comenta a atriz.

O espetáculo ainda deve passar por outras regiões do país. O próximo passo de Agrinez Melo é apresentá-lo em Salvador, na Bahia.

Serviço:

Peça “Histórias Bordadas em Mim”

Quando: Dia 4 de outubro, sexta-feira, às 20h

Onde: Goma Capulanas | Rua José Barros Magaldi, 1.121, Jardim São Luís, São Paulo – SP

Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira).

Quando: Dia 5 de outubro, sábado, às 15h

Onde: Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135, Centro, Diadema – SP

Entrada gratuita.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano