Pesquisar
Close this search box.

Festival Dona Ruth promove obras de artistas negros no Sesc Interlagos

WhatsApp_Image_2019-10-14_at_12.21.50

14 de outubro de 2019

Em sua primeira edição, a programação conta com mais de 20 atrações

 Texto / Lucas Veloso | Edição / Pedro Borges | Imagem / Divulgação

Entre os dias 19 de outubro e 03 de novembro, a unidade do Sesc Interlagos será palco da primeira edição do “Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo”. A programação conta com espetáculos de teatro, performances, leituras encenadas e shows.

Idealizado por Ellen de Paula e Gabriel Cândido, o Festival homenageia a atriz Ruth de Souza, morta em julho. Com mais de 70 anos dedicados à dramaturgia, a atriz foi a primeira negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1945. Ela foi também a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, o Festival de Veneza, em 1954.

Para a idealizadora, o Festival mostra a potência na produção negra, algo presente no teatro negro produzido no país.

“Percebo que no cruzo entre estéticas e poéticas do fazer teatral negro contemporâneo persiste o gesto que escreve na história do agora um grito de revolta cheio de fúria e poesia pelo direito à vida e a liberdade dos corpos contra os quais as radicalizações violentas sempre se intensificam”, pontua a idealizadora do Festival, Ellen de Paula.

Segundo Gabriel Cândido, o evento foi a maneira encontrada para provocar reflexões sociais importantes na sociedade. “O Festival é inevitavelmente espada contra a barbárie e faz parte de um movimento que não pode mais ser parado. Que seja a primeira de muitas edições”.

A primeira edição do Dona Ruth reúne companhias, grupos, coletivos, artistas e pesquisadores da cena teatral negra. Alguns coletivos fundados entre 2000-2008 em São Paulo estão na programação, como Invasores Cia Experimental de Teatro Negro, Cia Os Crespos, Coletivo Negro, Capulanas, Cia de Arte Negra e Clarianas.

Serviço
Dona Ruth: Festival de teatro negro de São Paulo | De 19 de outubro a 03 de novembro | (Dias 19, 20, 26, e 27 de outubro e 02 e 03 de novembro) | Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial | Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h | Entrada: Gratuita

Os ingressos são gratuitos e a retirada será disponível uma hora antes de cada atividade na central de atendimento da unidade. A programação completa pode ser vista no link: http://bit.ly/dona-ruth-ftnsp

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano