Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Festival gastronômico resgata alimentação afrodiaspórica e quilombola na culinária brasileira

A 7ª edição do evento gastronômico acontece em diferentes unidades do Sesc SP com uma programação de mais de 120 atividades
Imagem mostra prstos de comida brasileira, como feijoada e arroz.

Foto: Freepik

17 de outubro de 2023

A 7ª edição do Festival gastronômico ”Experimenta! Comida, Saúde e Cultura” acontece em diferentes unidades do Sesc, em São Paulo, até o dia 29 de outubro e apresenta ao público conhecimentos quilombolas e tecnologias africanas que contribuíram para a formação da culinária brasileira.

A programação conta com mais de 120 atividades voltadas à discussão e compreensão de que se alimentar vai muito além da nutrição e envolve aspectos como cultura e questões socioeconômicas.

Os painéis têm recortes temáticos que dialogam com pautas urgentes, entre elas a necessidade de valorizar a influência afrodiaspórica como um dos pilares da formação da sociedade brasileira.

Conduzido pelos saberes de profissionais e coletivos dedicados à preservação da culinária afro-brasileira e quilombola, o público tem a possibilidade de fazer uma imersão nesse universo por meio de oficinas, palestras, feiras, vivências e rodas de conversa.

A chef de cozinha Aline Guedes. Foto: Wolas Salviano

Na condução das ações estão especialistas como a chef Aline Chermoula, a chef Aline Guedes, a egbome Jennifer de Xangô e o chef Edson Leite, fundador da Associação Gastronomia Periférica.

No fim de semana dos dias 21 e 22 de outubro, por exemplo, o público terá a oportunidade de levar para casa produtos frescos e livres de agrotóxicos, na feira de orgânicos e agroecológicos organizada pelo Sesc Avenida Paulista, com insumos cultivados por cooperativas quilombolas do Vale do Ribeira.

Serviço

Quando: Até dia 29 de outubro

Onde: Diferentes unidades do Sesc SP

Confira a programação completa no site.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano