PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Inhotim recebe 2 exposições que celebram artistas negros brasileiros

Rubem Valentim é protagonista da mostra que também reúne outros dez artistas para homenageá-lo

Texto: Mariane Barbosa | Foto: Tiago Nunes/Divulgação

Imagem mostra obras coloridas de Rubem Valentim expostas no Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais.

Imagem mostra obras coloridas de Rubem Valentim expostas no Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais.

25 de setembro de 2023

O museu Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, inaugurou no sábado (23), duas novas exposições com obras produzidas por artistas negros brasileiros: “Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim” e “Direito à forma”. Ambas as mostras, instaladas nas galerias Lago e Fonte, fazem parte do Programa Abdias Nascimento e do Museu de Arte Negra, iniciado em 2021 no centro de arte contemporânea.

Com curadoria de Igor Simões, Lucas Menezes e Aderi Andrade, as exposições trazem destaque à produção de cerca de 40 artistas negros do Brasil e de outros países. As obras estarão disponíveis no museu até 2024. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A exposição de Rubem Valentim, principal nome do museu desde a sua fundação, abrange diversas épocas da produção do artista, que faleceu há 30 anos. Além disso, a mostra inclui trabalhos de outros dez artistas que dialogam com a expressão artística de Rubem Valentim, que costumava explorar diferentes cores e texturas para dar forma a símbolos e emblemas afro-brasileiros.

Já a mostra, “Direito à Forma: Beatriz Nascimento”, é uma mostra coletiva com obras de 30 artistas negros, composta por instalações audiovisuais, fotografias, pinturas e esculturas. A exposição, com curadoria de Dani Andrade, evidencia que a arte negra possui uma linguagem múltipla que pode ser vista por diversas perspectivas.

Ambas as exposições podem ser visitadas de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, no Instituto Inhotim. Para mais informações, consulte o site oficial do museu. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano