Aulas ministradas pelo escritor Plínio Luiz da Silva Camilo ocorrem de 11 de setembro a 2 de outubro
As obras de grandes autores como Carolina Maria de Jesus e Lima Barreto são referências do curso “Nota de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira” oferecido pelo Sesc Vila Mariana. As aulas serão ministradas pelo escritor Plínio Luiz da Silva Camilo, de 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas-feiras, às 19h30.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A atividade abre discussão sobre a questão racial no meio literário. A contemporaneidade do debate racial é a base para o curso que aborda a figura do escritor negro e o atual panorama do mercado literário, traçando caminhos que poderão ser explorados no futuro.
Questões de gênero serão tratadas com base em obras de grandes escritoras e a partir do conceito “escrevivência”, termo criado por Conceição Evaristo para tratar da escrita a partir do cotidiano.
O embranquecimento de figuras como o escritor Machado de Assis também será debatido, assim como a análise da literatura como campo de disputas narrativas.
Plínio Luiz da Silva Camillo é escritor, ator e educador social. Atuou com crianças e adolescentes em situação de rua e trabalha na área de comunicação. É autor de diversas obras, entre elas “Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil”, que mistura ficção e fatos reais, tornando o negro protagonista de sua história em 33 contos, que vão da vinda ao país nos navios negreiros até os alforriados que trabalhavam nas cidades.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.
Serviço:
Curso “Notas de Escurecimento – Literatura Negra Brasileira”
Data: De 11 de setembro a 2 de outubro, todas as quartas-feiras, às 19h30
Local: Sala de Atividades 2 | Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141, São Paulo – SP
Não recomendado para menores de 16 anos.