Pesquisar
Close this search box.

Livro com discursos do último ano de vida de Malcolm X é lançado no Brasil

19 de outubro de 2020

Coletânea “Há uma revolução mundial em andamento: discursos de Malcolm X” está em pré-venda online, traz prefácio do jurista Silvio Almeida e orelha pelo historiador Jones Manoel

Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Reprodução

Al Hajj Malik Al-Shabazz, militante afro-americano conhecido mundialmente como Malcolm X, finalmente terá alguns de seus discursos traduzidos e publicados no Brasil pela primeira vez. A coletânea “Há uma revolução mundial em andamento” chega ao país pela Lavra Palavra Editorial em parceria com a Revista Clio Operário, concentra discursos proferidos pelo ativista e traz prefácio do jurista Silvio Almeida e orelha pelo historiador Jones Manoel.

A obra aborda os discursos de Malcolm após a ruptura do ativista com o movimento muçulmano negro, a “Nação do Islã”, e sua viagem à Meca e à África, em 1964, até seu assassinato, em 1965.

Em poucos meses, o já proeminente agitador do movimento muçulmano negro se tornou uma figura tão notória como controversa, professando a ação direta de autodefesa do povo negro e o internacionalismo militante, criticando o pacifismo do movimento pelos direitos civis e exibindo suas simpatias pelo socialismo dos revolucionários africanos – em plenos EUA anticomunistas.

A edição que será lançada oficialmente em novembro permite ao público um vislumbre do brilhante revolucionamento político e teórico de Malcolm, inclusive com uma autocrítica do seu sectarismo pretérito, até a ocasião de seu assassinato, em 1965, com apenas 39 anos. Além de seus discursos, a obra também contém o Programa da Organização da Unidade Afro Americana, escrito pelo ativista e que pretendia ser a base para seu trabalho político.

 A obra está disponível na pré-venda no site da Lavra Palavra Editorial.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano