PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ministério da Cultura abre edital para promover educação popular

As inscrições ficam abertas até o dia 30 de outubro e devem ser feitas por meio do Portal TransfereGov.
Mulher negra utilizando notebook

— Freepik

11 de outubro de 2023

O Ministério da Cultura (MinC) lançou um edital de Chamamento Público para selecionar  Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em celebrar Termo de Colaboração para a execução de ações no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). 

A ideia é formalizar Termos de Colaboração nas 27 unidades da federação (UFs), por 24 meses, para a realização de ações de articulação, mobilização social, comunicação, formação em direitos e políticas culturais e orientação às comunidades para a formulação de projetos e parcerias culturais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

De acordo com o edital, as parcerias devem ampliar a difusão das informações sobre as ações públicas federais na área de cultura; promover a comunicação popular e acessível, especialmente a digital, em interação com a sociedade e combater a desinformação sobre as políticas públicas e o acesso aos direitos sociais.

Além disso, devem promover a educação popular e formação cidadã sobre direitos sociais, políticas culturais e sociais, fortalecendo as instâncias de participação e deliberação do Sistema Nacional de Cultura. 

Podem participar as Organizações da Sociedade Civil constituídas como entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação), sociedades cooperativas previstas na Lei nº 9.867, de 10 de novembro de 1999, integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social.

Além disso, também podem participar organizações alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Manuela Silva

    Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na UNICEUSA. Sou uma profissional multifuncional onde trabalho com design, redação, fotografia, edição de mídia e atendimento. CEO da Afrohack e Social Media no Alma Preta Jornalismo.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano