No mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a cidade de São Paulo será palco da primeira PositHIVa Ball, um evento que reunirá toda a comunidade para celebrar as vidas das pessoas que viveram ou vivem com HIV/Aids dentro da comunidade ballroom local, nacional e internacional.
As balls (bailes) são espaços de performances em formato de batalhas, nos quais os participantes competem em diversas categorias como beleza, caracterização, desfile e dança. É um momento de competição e celebração para a comunidade ballroom. Os vencedores recebem um prêmio especial, que pode incluir troféu e até mesmo um valor em dinheiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Esta edição da PositHIVa Ball será uma homenagem às figuras lendárias do movimento social da Aids, tanto as que já partiram quanto as que estão vivas na comunidade ballroom. Além disso, será uma homenagem às organizações, grupos e coletivos ativistas que lutam contra a epidemia da Aids.
A PositHIVa Ball é uma das ações do Circuito Ballroom PositHIVa, projeto aprovado no Edital da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de São Paulo, escrito por Fênix Zion junto com a Casa de Mandacaru, coletivo originário da comunidade ballroom em Pernambuco e agora também presente em São Paulo.
Fênix Zion, multiartista e ativista social, será uma das organizadoras do evento. Graduada em dança e produção de moda, Fênix é pioneire na comunidade Ballroom brasileira e uma das articuladoras da NoNe Ballroom. Já recebeu prêmios como o Latinidades Pretas e o Prêmio de Identidade e Diversidade da Cultura em Alagoas.
A PositHIVa Ball acontecerá no próximo sábado (8), a partir das 18h no Teatro Flávio Império, localizado na rua Professor Alves Pedroso, 600, Cangaíba, Zona Leste de São Paulo. Para o público que não participará das competições, os ingressos gratuitos deverão ser retirados com uma hora de antecedência.
Serviço
PositHIVa Ball em São Paulo
Quando: 8 de junho
Horário: a partir das 18h
Onde: Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, 600, Cangaiba – São Paulo | 03721-010) – Linha Safira da CPTM