Trabalho fala sobre Mário de Andrade e questão racial brasileira
Texto e imagem / Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No dia 18 de dezembro, terça-feira, 19h30, acontecerá o lançamento do livro “Negro drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade”, de Oswaldo de Camargo, na Livraria Tapera Taperá, localizada na Galeria Metrópole, centro de São Paulo.
A respeito do livro, a professora Maria Nazareth S. Fonseca escreve: “(…) O ensaio de Oswaldo de Camargo é, por todos os pontos que ressalta, caminho bem construído para os que procuram, de perto, o modo como o escritor, ensaísta, musicólogo e ativista cultural Mário de Andrade lidou, em sua vida e em sua obra, com a questão racial brasileira que está presente em sua obra literária e crítica, sem panfletarismos contra ou a favor”.
O livro ainda traz, na íntegra, o artigo de Mário “A superstição da cor preta”, muito pouco divulgado e que é o fundamento do ensaio de Oswaldo de Camargo.
Na ocasião, estará também exposto o roteiro da pesquisa realizada para “Negro Drama”, com alguns livros e revistas para ela usados. Marcos Munrimbau, cantor e compositor, apresentará três músicas de sua autoria, entre elas “Antigamente”, criada sobre um poema de Oswaldo de Camargo.
Sobre o autor
Oswaldo de Camargo é jornalista e escritor. Contam-se entre alguns de seus livros O Negro Escrito – Apontamentos sobre a Presença do Negro na Literatura Brasileira; O Carro do Êxito; O Estranho; A Descoberta do Frio, Oboé, Raiz de um Negro Brasileiro e Lino Guedes – seu tempo e seu perfil. Oswaldo é também conselheiro do Museu Afro Brasil, em São Paulo.
Haverá transmissão ao vivo do evento.
Serviço
Lançamento do livro “Negro drama – Ao redor da cor duvidosa de Mário de Andrade”
Data: 18 de dezembro de 2018
Horário: às 19h00
Local: Livraria Tapera Taperá
Endereço: Av. Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole, São Paulo – SP – 11 31513797