Pesquisar
Close this search box.

“Pretas Potências”: exposição que destaca grandes nomes da resistência negra do Brasil chega à Estação da Luz

11 de dezembro de 2018

Após passar por uma prévia na Feira Preta e pela Estação República do metrô, as obras serão expostas na Luz – uma das estações mais movimentadas de São Paulo

Texto / Beatriz Mazzei
Imagem / Reprodução

A exposição “Pretas Potências” chega à Estação da Luz após passar pelo Metrô República. As obras, feitas pelo artista de Araújo, homenageiam 13 figuras da comunidade negra, símbolos de resistência após a abolição da escravatura, em 1888.

As obras são ilustrações que referenciam grandes nomes da história negra nas seguintes frentes: Hip Hop, Samba, Moda, Literatura, Territórios, Capoeira, Danças, Teatro, Culturas Tradicionais – Afoxé, Gastronomia, Funk, Religiões de Matriz Africana e Intelectualidade.

Para a realização das obras, de Araújo se inspiraoun o designer Emory Douglas, artista revolucionário, que assina a identidade visual do jornal The Black Panthers, e ministro da Cultura dos Panteras Negras.

“Eu peguei um pouco daqueles elementos de cores e formas e fiz várias figuras da nossa história preta usando a mesma linguagem” conta .

Segundo o artista, o intuito é recordar e homenagear essas pessoas em vida e reescrever a história da população negra sob a perspectiva negra, tomando a frente da narrativa. Por isso, a mostra destaca grandes nomes do passado, como o geógrafo Milton Santos e figura mais atuais como a cantora de rap Sharylaine e a deputada estadual Erica Malunguinho, eleita este ano em São Paulo.

A exposição é uma iniciativa do Alma Preta, portal de mídia negra, e da Feira Preta, festival que valoriza o afro-empreendedorismo. A Fundação Tide Setúbal participa como apoiadora do projeto.

Para representar cada universo foram escolhidos: Mãe Juju D’Oxum, religiões, Mestre Bimba – Capoeira, Abdias do Nascimento –Teatro, Tabuleiro das Baianas – Gastronomia, Dona Ivone Lara – Samba, Milton Santos – Intelectualidade, Oswaldo de Camargo – Literatura, Ile Omo Dada – Culturas Tradicionais – Afoxé, Sharylaine – Hip Hop, Cidinho e Doca – Funk, Adriana Barbosa – Empreendedorismo, Aparelha Luzia – Territórios.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano