PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

RioHarpFestival encerra temporada com homenagem à África no Palácio Tiradentes

Maior festival de harpas do mundo oferece apresentação gratuita com o Grande Coro "Vozes da África"
Imagem do Grande Coro "Vozes da África", que se apresentará no RioHarpFestival nesta quarta-feira (31), no prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Imagem do Grande Coro "Vozes da África", que se apresentará no RioHarpFestival nesta quarta-feira (31), no prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

— Divulgação/Alerj

30 de julho de 2024

A 19ª edição do RioHarpFestival concluirá sua temporada de espetáculos no histórico Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O encerramento será realizado nesta quarta-feira (31), às 18h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, com uma apresentação especial do Grande Coro “Vozes da África”. O repertório incluirá músicas e hits em zulu e inglês, e a entrada é gratuita.

O RioHarpFestival, considerado o maior festival de harpas do mundo e o único no Brasil, faz parte do projeto Música no Museu, a maior série de música clássica do país. A programação da noite contará com temas de filmes africanos, acompanhados por atabaques, piano e percussão africana. Destaque para a participação especial de Fabio Simões (“Mukanya”), que tocará as harpas africanas Kora e Kamale N’Goni, além de percussão da mesma região.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Trazer o encerramento desta temporada para o Palácio Tiradentes é uma honra. O RioHarpFestival é um evento consagrado e a população poderá assistir a esse espetáculo gratuitamente no Plenário, o coração da Casa. A Alerj está de portas abertas e convida a todos para essa noite emocionante”, comentou Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

Sob a direção geral do maestro Luiz Lima e direção musical do maestro Leandro Campanatte, o Grande Coro “Vozes da África” foi formado no início deste ano pelos corais do Clube de Regatas do Flamengo e do Grupo Vocal Clave de Sol, com o objetivo de homenagear a cultura africana. A direção de produção é de Meg Menezes e o figurino é assinado por Marina Menezes.

“É com grande alegria que encerramos essa primeira parte do RioHarpFestival no Palácio Tiradentes, que tem sido um grande parceiro do nosso projeto. O festival mostrou grande sucesso e já registrou um público de cerca de sete mil pessoas até a penúltima semana de espetáculos. Ficamos muito felizes com essa aceitação por parte do público e a participação de harpistas de 22 países engrandeceu o evento”, declarou Sergio da Costa e Silva, criador e diretor do RioHarpFestival.

Serviço

Música no Museu – RioHarpFestival

Quando: 31 de julho

Horário: 18h

Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n° Praça XV – Centro Rio de Janeiro (RJ)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano