Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Casa de candomblé inaugura biblioteca para difundir cultura africana e combater o racismo religioso

O evento é aberto ao público e será realizado no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, a partir das 9h
A imagem mostra integrantes do Ilè Okowoò Asé Ya Lomin’Osà – Egbé Òmórisá Sangó que inauguram, neste sábado (16), uma biblioteca voltada ao candomblé e à história da população negra.

Foto: Reprodução

15 de março de 2024

No próximo sábado (16), o Ilè Okowoò Asé Ya Lomin’Osà – Egbé Òmórisá Sangó celebrará a inauguração da Biblioteca Adalgiza Lima da Silva, um espaço cultural dedicado à divulgação das religiões de matriz africana, com destaque para o candomblé, além de abrigar um amplo acervo sobre a história e cultura da população negra.

Localizado no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá, o evento, aberto ao público, terá início às 9h e celebra um marco na luta contra o racismo religioso na capital mato-grossense, onde a comunidade religiosa está presente há 14 anos.

O babalorixá João Bosco Ty Sangó ressalta que a biblioteca não apenas fortalece as religiões de matriz africana, mas também proporciona à sociedade acesso a leituras que abordam as lutas e conquistas da população negra. Desde a fundação do Ilè Okowoò Asé Ya Lomin’Osà – Egbé Òmórisá Sangó em 2010, a comunidade busca ser mais do que um local de culto aos orixás, promovendo debates sobre a contribuição do povo negro para a sociedade brasileira por meio da Associação Cultural Ébano Brasil.

“Acreditamos que o território de um ilè asè deve ter a função de ser um espaço de aquilombamento e debates que visem a formação de mentalidades críticas e engajadas em ações antirracistas”, destaca o babalorixá, conforme noticiado pelo veículo Gazeta Digital.

A biblioteca presta homenagem à ativista cuiabana Adalgiza Lima, reconhecida por sua atuação no Grupo de União e Consciência Negra (Grucon) e no Movimento de Inteligência Negra, incentivando a autonomia e a luta por uma sociedade mais justa por meio da educação.

Com a inauguração do espaço, o acesso ao acervo será gratuito de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, e aos sábados, das 7h às 13h.

Serviço

Inauguração da Biblioteca Adalgiza Lima da Silva

Quando: sábado, 16 de março

Onde: Travessa Teófilo Otoni, quadra 13, nº 22, bairro Jardim Universitário, em Cuiabá

Horário: a partir das 9h

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano