PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Roda de conversa com Salloma Salomão trata de culturas africanas em escolas de SP

O primeiro dos quatro encontros acontece no sábado (4) em escolas da Zona Sul da capital paulista
A imagem mostra o artista Salloma Salomão. Ele estará em duas escolas da zona sul para tratar de negritude e ancestralidade.

Foto: Ali Ghandtschi/Divulgação

3 de maio de 2024

O Núcleo de Culturas Negras e Periféricas vai promover um encontro com familiares e educadores de alunos da rede pública de ensino de São Paulo. O evento será no sábado (4), aberto ao público, e vai abordar a importância do ensino das histórias e saberes das culturas africanas, afrodiaspóricas e originárias nos espaços escolares e culturais.

O encontro é uma parceria com a Sociedade Recreativa Beneficente Esportiva e Escola de Samba Lavapés Pirata Negro e será o primeiro de quatro encontros com a comunidade ao longo do ano. As atividades integram ainda as ações do projeto “Terreiros Nômades: Macamba Faz Mandinga — Saberes Afrodiaspóricos nas Corporeidades da Cena”, contemplado pela 41ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Entre as atividades previstas, está a roda de conversa com Salloma Salomão, doutor em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O pesquisador combina atividades artístico-criativas com práticas de pesquisa acadêmica e formas educativas de intervenção sócio-política antirracista. Salomão também é compositor, educador, ator e dramaturgo.

O projeto busca valorizar as culturas africanas, afrodiaspóricas e originárias colaborando para a aplicação efetiva, por meio da linguagem artístico-pedagógica, das Leis Federais nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das histórias, saberes e culturas africanas, afro-brasileiras e originárias nos currículos do ensino fundamental e médio. 

Serviço
Quando: Sábado, 4 de maio, às 9h30
Onde: EMEF Ana Maria Benetti, EMEI Cruz e Souza e S.R.B.E.E.S. Lavapés Pirata Negro.
Endereço: Avenida Barro Branco, 770 – Vila do Encontro. ZS. São Paulo/SP. CEP: 04324-090.
Entrada gratuita
Duração: 4h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano