PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Samba paulista é tema do terceiro encontro do Festival Territórios do Sambar

O Samba de Bumbo Treze de Maio de Samba do Cururuquara e o mestre e doutor em educação Antônio Filogênio Junior são os convidados do Coletivo Samba de Dandara, mestre de cerimônia do evento
Imagem mostra grupo de pessoas posando para foto a noite.

Foto: Paulo Pinto

1 de julho de 2024

O samba em São Paulo guarda singularidades que enriquecem o ritmo, além de evidenciar o contexto histórico da maior metrópole brasileira. No dia 6 de julho, o Festival Territórios do Sambarque acontece no Centro Cultural São Paulo (CCSP), aborda o “Samba Paulista”. Com entrada gratuita, o evento promove conexões entre os universos, personalidades e projetos pertencentes à história viva de um dos ritmos mais populares do país.

O samba paulista traz uma narrativa que expressa uma polifonia de vozes originadas de diferentes heranças culturais. A sua importância é nata, em tudo o que as comunidades de samba de São Paulo produzem.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Para falar deste tema tão amplo, o evento recebe o mestre e doutor em educação, com larga experiência na área, Antônio Filogênio Junior. Para fechar o dia com muita música, o grupo tradicional de samba de Bumbo Treze de Maio de Samba do Cururuquara, de Santana do Parnaíba, leva o seu encanto ao festival.

Com o coletivo Samba de Dandara como mestre de cerimônia, o Festival Territórios do Sambar tem o intuito de homenagear e explorar as origens do samba, as principais vertentes do gênero e a expansão do samba como um símbolo da cultura do país. A cada encontro, o evento recebe uma personalidade destacada dentro da intelectualidade negra, que irá abordar um dos temas propostos, dentro do universo do samba.

Para Cida Gonçalves, da Casa do Batuque Produções, que é a realizadora do projeto, “o festival pretende promover conexões entre os universos e personalidades pertencentes à história viva do samba. O tema do projeto é de interesse público e, é uma transmissão de saberes de um importante legado da cultura negra.”

Serviço

Festival Territórios do Sambar

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Dia: 6 de julho

Horário: 18h30

Ingresso: gratuitos (retirada: 1h antes do espetáculo)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano