PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sarau das Pretas se apresenta em seminário na Unifesp

21 de agosto de 2017

Intervenção literária ocorre no evento “Raça Negra e Educação – 30 anos depois: e agora do que mais precisamos falar”

Texto e imagem / Divulgação

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O Sarau das Pretas se apresenta nesta terça-feira (22) às 13h45 no Seminário “Raça Negra e Educação – 30 anos depois: e agora do que mais precisamos falar” na Unifesp, em São Paulo (SP), levando a arte periférica para dentro da academia. A entrada é gratuita, porém as vagas são limitadas.

O seminário é dedicado ao resgate das temáticas publicadas na revista Cadernos de Pesquisa n° 63 – “Raça Negra e Educação” – que completa 30 anos. A proposta, segundo a organização, é realizar o encontro da geração propositora dos textos de 1987 de atores e atoras que na atualidade discutem as temáticas das ainda persistentes desigualdades educacionais para negras e negros no país.

Por isso, nesta intervenção o Sarau das Pretas trará textos autorias que reforçam e sensibilizam o público para as pautas que serão discutidas no encontro. “Nós entendemos o papel central da educação para mudar os indicadores socioeconômicos da população negra em geral, no entanto ainda lutamos para que no ambiente educacional as ações afirmativas se consolidem. Ainda lutamos pela efetivação da Lei 10.639/10 que torna obrigatório o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira. Já falávamos sobre isso há 30 anos e o tema ainda é atual e os desafios, imensos. Daí a importância desse seminário”, destacou a integrante Elizandra Souza.

O evento é resultado de um esforço conjunto entre o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp), Fundação Carlos Chagas (FCC) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) promovido pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da Universidade Federal de São Paulo (NEAB-Unifesp), Fundação Carlos Chagas (FCC) e Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN).

Segundo o Sarau das Pretas, a atividade é a oportunidade de criar pontes entre a academia e o que é produzido fora dela. “Para o Sarau das Pretas é importante participar de um evento acadêmico que se propõe a discutir um assunto tão relevante. É um momento de troca, pois podemos ouvir os pesquisadores que estão pensando sobre essas questões e também propor um outro viés de reflexão, através da nossa arte”, acrescentou Thata Alves.

Serviço

O quê: Sarau das Pretas no seminário: “Raça Negra e Educação – 30 anos depois: E agora do que mais precisamos falar”
Quando: terça-feira (22) às 13h45
Onde: UNIFESP – Auditório Marcos Lindenberg
Endereço: Rua Botucatu, 740, Vila Clementino, São Paulo.
Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Para inscrever-se, clique aqui e preencha a ficha de cadastro

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano