Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Semana de Moda Monegrin destaca moda negra, indígena e periférica em Fortaleza

Evento no Centro de Design do Ceará acontece de 20 a 23 de junho de 2024 com foco em inclusão e sustentabilidade
Imagem de divulgação da semana de moda Monegrin, que acontece entre os dias 20 e 23 de junho, no Centro de Design do Ceará, em Fortaleza.

Foto: Fernanda Siebra / Divulgação

21 de junho de 2024

Até o dia 23 de junho, Fortaleza será palco da Semana de Moda Monegrin — Moda, Negra, Indígena e Periférica. O evento, que acontecerá no KUYA — Centro de Design do Ceará, é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A Monegrin foi criada para servir como plataforma de difusão e visibilidade para a moda produzida nas periferias por profissionais negros e indígenas.

“Queremos criar um espaço onde designers dessas comunidades possam expressar suas histórias e visões através do design, desafiando os padrões estéticos convencionais e promovendo uma moda mais inclusiva e autêntica”, afirma Tea Marcelo, coordenadora do evento, em nota pública.

A programação da Monegrin inclui rodas de conversa, oficinas, bailes, desfiles de marcas cearenses e outras atividades. Entre as atrações confirmadas estão nomes de destaque no cenário da moda, música e design cearense, como David Lee, DJs Viúva Negra e Rapha Anacé.

Inicialmente planejado como um evento pontual para debater raça, gênero e classe na moda, a Monegrin evoluiu para uma semana de moda completa. Além das atividades culturais, o evento também se compromete com práticas regenerativas e ecoeficientes, buscando minimizar o impacto ambiental e contribuir para a restauração do meio ambiente.

“Através da moda, revisitamos questões de igualdade, justiça social e direitos humanos, desafiando as estruturas de poder e potencializando a voz de comunidades marginalizadas”, destaca Tea Marcelo.

Durante os quatro dias, os participantes poderão conferir palestras, oficinas, desfiles, mostras e feiras de moda autoral. A mostra exibirá criações inspiradas nas tradições e diversidade dos povos indígenas e negros, enquanto as palestras e oficinas abordarão temas como design decolonial, regenerativo, ecoeficiente e político. Os desfiles e feiras servirão como plataformas para fomentar a interação e celebrar a diversidade e riqueza da moda e cultura indígena e negra cearense presentes nas periferias do estado.

Confira a programação completa do evento no link.

Serviço

Semana de moda MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA

Quando: 20 a 23 de junho de 2024 (quinta a domingo)

Horário: 14h às 21h (quinta), 10h às 18h (sexta e sábado) e 10h às 16h (domingo)

Onde: KUYA — Centro de Design do Ceará – Rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil – Fortaleza – Ceará

Entrada gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano