Pesquisar
Close this search box.

Seminário discute como combater racismo no mercado de trabalho

Evento gratuito acontece em São Paulo, com certificado para estudantes e transmissão ao vivo pelo YouTube

Texto: Redação | Foto: Getty Images/iStockphoto

Imagem mostra um quadro preto e a mão de uma pessoa branca escrevendo a palavra racismo com um giz branco.

Foto: Foto: Getty Images/iStockphoto

1 de setembro de 2023

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e o gabinete do vereador Hélio Rodrigues (PT), presidente do Sindicato dos Químicos de São Paulo, promovem gratuitamente ao longo de setembro o seminário “Combate ao Racismo e Transformações no Mercado de Trabalho”, com apoio da Ocupação Cultural Jeholu e da Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Ao longo do mês serão debatidos com o público os eixos propostos a partir das experiências acadêmicas, profissionais e de militância. Os estudantes de toda e qualquer instituição que participarem terão acesso a um certificado válido para horas complementares.

As atividades do seminário serão coordenadas pela professora e doutora Maria Palmira da Silva e pelo sociólogo Rafael Pinto, e transmitidas ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube.

“Esse seminário se apresenta em uma conjuntura de luta contra o racismo estrutural, trazendo à luz a Convenção Interamericana de Combate ao Racismo, que coloca o Estado Brasileiro numa condição de enfrentamento a partir das suas formas indiretas e múltiplas, que se faz necessário. Estamos, com isto, dialogando com as organizações sindicais, responsáveis pela intervenção do trabalhador no mundo do trabalho, e com o papel que elas cumprem neste processo”, afirma Pinto, membro da CONEN e da Ocupação Cultural Jeholu.

Para o sociólogo, “é necessário enfrentar o racismo nos locais de trabalho, oferecendo diversas formas de inclusão racial, tais como as cláusulas nos acordos de convenções coletivas que contemplem a presença negra em todas as esferas de organização de forma igualitária”.

Confira a programação do seminário:

Mesa de abertura – 02/09, das 9h às 10h30

Palestrantes: Joana Célia dos Passos (UFSC), Hélio Rodrigues (vereador/SP), Maria Palmira e Isabel Ayres Maringelli (FESPSP)

Mesa 1 – A Convenção Interamericana e o combate ao racismo – 02/09, das 11h às 13h

Palestrantes: Waleska Batista (MDHC) e Douglas Martins (advogado)

Mediação: Hélio Rodrigues

Mesa 2 – Inclusão racial e mercado – 16/09, das 9h às 12h

Palestrantes: Rosana Aparecida Silva (CUT), Cleonice Souza (UGT), Adilson de Araújo (CTB), Francisco Silva (Força Sindical)

Mediação: Aldo Fornazieri (FESPSP)

Mesa 3 – Cotas raciais no funcionalismo público – 23/09, das 9h às 12h

Palestrantes: Elisa Lucas (Prefeitura SP), Valdirene de Assis (MPT/SP), Cida Chagas (Min. Gestão)

Mediadora: Maria Palmira (FESPSP)

Mesa 4 – Juventude e combate ao racismo – 29/09, das 19h às 21h

Palestrantes: Renato Freitas (dep. PR), Benedito Mariano (Secretário de Segurança – Diadema), Tamires Sampaio (Min.Justiça), Jaqueline Santos (FES-BR)

Mediador: Hélio Rodrigues

Serviço:

Datas do seminário: 2,16, 23 e 29 de setembro

Local: FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano