PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nova série ‘Canal da Quebrada’ traz olhar da periferias para temas atuais

Em uma conexão Rio-São Paulo, a série transita, em 10 episódios, por temas como ativismo digital, meio ambiente, economia criativa, arte urbana e mercado da moda

Texto: Patricia Santos | Foto: Divulgação

Imagem mostra as apresentadoras do "Canal da Quebrada", MC Martina e Janaine Fernandes. Elas são mulheres negras e sorriem.

Foto: Foto: Divulgação

21 de setembro de 2023

A série “Canal da Quebrada” estreia na TV Brasil nesta quinta-feira (21), às 21h30, para levar a realidade das periferias e da juventude negra para a tela da televisão. A produção independente faz uma conexão entre as periferias do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A atração é comandada pela dupla formada pela rapper MC Martina, do Complexo do Alemão (RJ), e a jornalista Jana Fernandes, da Zona Sul paulista. As duas mulheres negras sonham em ser influenciadoras digitais para ampliar as vozes das favelas. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O programa contará em 10 episódios histórias de inovação protagonizadas por moradores das periferias. A série vai mostrar a busca da dupla de apresentadoras por pessoas que se destacam em suas áreas de atuação. Os episódios passam por temas como ativismo digital, meio ambiente, economia criativa, arte urbana e mercado da moda.

“Estou muito feliz por esse trabalho. A oportunidade de gravar potencializou o meu sonho de mostrar a potência das favelas para o mundo. Eu aprendi, me emocionei, me diverti. Só felicidade para esse lançamento”, comenta a jornalista Janaine Fernandes, que divide o comando do programa com a escritora e rapper MC Martina.

Investimento público em produções audiovisuais

O “Canal da Quebrada” é a primeira produção do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav/TVs Públicas) que chega à TV Brasil. A terceira edição do projeto, que foi lançado em 2018, contemplou 75 obras produzidas nas cinco regiões do país, que somam aproximadamente 238 horas de conteúdo.

O Prodav/TVs Públicas é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção de conteúdo audiovisual regional e independente e fortalecer a oferta de conteúdos para as emissoras públicas de televisão.

Séries brasileiras de animação, ficção e documentais contempladas pelo Prodav começam a ser distribuídas em 18 de setembro a emissoras interessadas. Do total de obras participantes, 46 são documentários, 15 são animações e 14 são ficção. Voltados para todos os públicos, os programas foram escolhidos em janeiro de 2020, com o primeiro edital de seleção sendo publicado em março de 2018.

No âmbito do Prodav, a EBC tem a responsabilidade de acompanhar o processo de produção dos conteúdos audiovisuais, fazer a validação técnica e realizar a distribuição às emissoras públicas cadastradas.

Serviço

Série “Canal da Quebrada”

Onde: Canal da Quebrada, na TV Brasil

Quando: 21 de setembro, às 21h30

Reprise aos domingos, às 13h

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano