PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

1º feriado nacional da Consciência Negra tem atos por todo o país

Além da celebração da história afro-brasileira, a data serve como um importante incentivo ao debate sobre as condições sociais da comunidade negra
Mulher negra segurando um cartaz por mais negros na universidade durante a Marcha da Consciência Negra de 2023, em SP.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

20 de novembro de 2024

Nesta quarta-feira (20), o país celebra o primeiro feriado nacional da Consciência Negra e do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. Antes da sanção da Lei 14.759/2023, no ano passado, a data era feriado em apenas seis estados.

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, liderança do Quilombo de Palmares e um dos principais símbolos da resistência negra na história afro-brasileira. Além de ser uma data de celebração, o tributo é um dos grandes catalisadores do debate sobre as condições sociais enfrentadas pela população negra e o combate ao racismo na sociedade brasileira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Atos, manifestações e atividades culturais avivam o primeiro feriado nacional da Consciência Negra em diversos municípios. Na capital paulista, a 21ª edição da Marcha da Consciência Negra acontece sob o lema “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”.

No litoral sul de São Paulo, a 8ª Marcha Metropolitana da Consciência Negra da Baixada Paulista se reúne no centro de Peruíbe, com o tema “Identidade, História, Memória e Resistência: Pelo Direito do Povo Preto Ser e Viver”. A atividade conta com apresentações culturais e musicais.

O tradicional Cortejo da Tia Ciata, realizado anualmente no Rio de Janeiro, celebra Hilária Batista de Almeida, conhecida como matriarca do samba carioca devido ao seu papel na construção e salvaguarda do gênero. Na zona norte da cidade, a 3ª Marcha da Periferia pauta a reparação histórica e luta contra as formas de violência que acometem os negros.

A 45ª edição da Marcha da Consciência Negra, na cidade de Salvador, pede solidariedade ao povo congolês e celebra os 64 anos da independência da República Democrática do Congo.

 O evento também é um tributo a Patrice Lumumba, fundador do país considerado herói anticolonial. A capital soteropolitana ainda realiza a 16ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, ato que celebra a ancestralidade e a memória do líder.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano