PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao menos 23 cidades paulistas têm focos de incêndio ativo; mais de 2 mil já foram registrados em setembro

De acordo com o governo estadual, 81 unidades de conservação do estado permanecerão fechadas até o final de setembro por risco de novas queimadas
Imagem mostra área atingida por incêndio em Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo.

Imagem mostra área atingida por incêndio em Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo.

— Rovena Rosa/Agência Brasil

13 de setembro de 2024

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, ao menos 23 cidades paulistas enfrentam incêndios ativos nesta sexta-feira (13). O órgão indica que a última data sem nenhum registro foi em 17 de agosto, quase um mês atrás. Desde então, focos de queimada têm sido registrados diariamente. 

As lista inclui os municípios de Mairiporã, Itapecerica da Serra, Bananal, Campos do Jordão, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, Bom Jesus dos Perdões, Brotas, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Mococa, Itápolis, São Carlos, Bebedouro, Ituverava, Francisco Morato, Morro Agudo, Pontal, Pedregulho, Cristais Paulista, Itirapuã e Ituverava.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Em nota, a Defesa Civil informou que quase 2.500 ocorrências de incêndio em vetação já foram atendidas pelo corpo de bombeiros durante o mês de setembro. De janeiro a agosto, os focos de calor subiram 386%.

Diante do cenário, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) prorrogou o fechamento de 81 unidades de conservação até o dia 29. Os parques estão fechados desde o dia 1º para prevenir que as queimadas atinjam as áreas de preservação.

A preocupação é que o aumento da temperatura e as constantes quedas na umidade relativa do ar possam contribuir para novas ocorrências. Com previsões acima dos 30ºC em toda a área do estado e índices de umidade oscilando entre acima dos 30% e abaixo dos 25%, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil renovou o alerta elevado para incêndios até o próximo sábado (14).

Mais de 11 milhões de hectares queimado em todo o Brasil

Cerca de 11,39 milhões de hectares de todo foram atingidos pelos incêndios entre os meses de janeiro e agosto, em todo o território nacional. As informações do Monitor do Fogo, divulgado pelo MapBiomas na quinta-feira (12), indicam que 5,6 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas em agosto, o que representa 49% do total de 2024.

Os estados do Mato Grosso, Roraima e Paraná responderam por mais da metade dos registros, somando 70% das áreas queimadas. Os três compõem a região da Amazônia, bioma mais afetado. Durante os oito meses, 5,4 milhões de hectares foram incendiados.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano