PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

BNDES anuncia processo seletivo com reserva de vagas inédita para candidatos negros

Além da reserva de 30% para candidatos negros, o edital BNDES também contará com 15% das vagas para pessoas PcD
A imagem mostra a entrada do edifício sede do BNDES.

Foto: André Telles / BNDES

22 de julho de 2024

Pela primeira vez na história da instituição, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) incluiu cotas raciais em seu processo seletivo. O concurso, anunciado nesta segunda-feira (22), oferece uma reserva de 30% das vagas para pessoas negras.

Neste ano, o BDNES disponibilizará 150 vagas imediatas, sendo cerca de 45 destinadas para candidatos negros. Outras 750 serão disponibilizadas para o cadastro de reserva.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A última edição do concurso ocorreu em 2012, antes da criação da legislação que determina a reserva de 20% das vagas oferecidas em concursos públicos para concorrentes negros. 

Hoje, a composição racial da instituição conta com aproximadamente 14,6% de pessoas negras, sendo 12,9% de pardos e 1,7% de pretos. O número é baixo se aproximado do percentual desse grupo na sociedade brasileira, onde a comunidade negra soma 56,1% da população. Segundo o BNDES, as cotas raciais visam a correção dessa distorção, além de promover o desenvolvimento diverso e inclusivo.

O processo também oferecerá 15% de reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcD), um percentual 10% acima do mínimo exigido pela legislação que garante a inclusão de pessoas PcD no mercado de trabalho.

Em nota, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, reforçou o compromisso da instituição com o combate às desigualdades. “Estamos construindo o BNDES do futuro cada vez mais inclusivo. Por isso, nosso esforço em realizar um concurso que amplie as oportunidades para quem, historicamente, sempre teve menos chances, incluindo no serviço público”, apontou Mercadante.

O processo seletivo é para o preenchimento de cargos de analista, sendo necessário possuir formação de nível superior. Poderão se inscrever pessoas graduadas em administração, análise de sistemas e cibersegurança, análise de sistemas e desenvolvimento, análise de sistemas e suporte, arquitetura e urbanismo, arquivologia digital, ciências contábeis, ciência de dados, comunicação social, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional.

Os cargos oferecidos são destinados ao escritório de serviços do BNDES na cidade do Rio de Janeiro. No entanto, o candidato poderá ser lotado em outras regiões onde o Banco atue, de acordo com a demanda do serviço. 

As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras, no dia 13 de outubro. A escolha da cidade de realização da prova e o cargo desejado devem ser informados no ato de inscrição, a serem feitas até o dia 19 de agosto no site da Fundação Cesgranrio.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano