Formulário rápido para o recolhimento de assinaturas está disponível no site da ação criada pela Coalizão Negra Por Direitos
Texto / Redação | Edição / Simone Freire | Imagem / Mídia Ninja
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A Coalizão Negra Por Direitos, organização que reúne 150 entidades do movimento negro de todo o país, lançou a campanha “Alvos do Genocídio” para pressionar os veículos de mídia brasileiros a noticiarem os assassinatos deliberados, diários, sistemáticos e em massa da população negra como “genocídio”.
No site da iniciativa está disponível um formulário rápido para o recolhimento de assinaturas. A ação é divulgada nas redes sociais, em revistas e nas ruas das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Salvador (BA), Curitiba (PR), Florianópolis e Blumenau (SC) e Porto Alegre (RS).
Em comunicado, a Coalizão afirma que com o acirramento das desigualdades em meio ao Covid-19, o novo coronavírus, reforça a necessidade de os meios de comunicação pautarem o genocídio da população negra.
“No Brasil, as medidas até agora implementadas pelos governos não alcançam a maioria da população, sobretudo a população negra. Grupos sociais já vulneráveis devido às desigualdades raciais, sem água potável, alimentação, esgotamento sanitário, coleta de lixo adequada, em condições de trabalho precárias, serão os primeiros a morrerem. É uma nova oportunidade das elites globais de implantação radical do genocídio”, explica.
Na defesa da promoção de ações conjuntas de incidência política para o enfrentamento do racismo e do genocídio que recai sobre a população negra, a Coalizão atua em casas legislativas estaduais e municipais, no Congresso Nacional e em instâncias da Organização das Nações Unidas (ONU), na construção de um futuro livre de racismo e todas as opressões.