Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ceará lança plataforma de monitoramento de violência contra pessoas LGBTQIA+

O painel vai captar informações de boletins de ocorrência para criar uma base de dados sobre violação de direitos e LGBTFobia
A imagem mostra uma pessoa com a mão estendida. Nela, está pintada a bandeira LBGTQIA+. O Ceará lançou uma plataforma para monitoramento de violações contra esse grupo.

Foto: Reprodução

3 de março de 2024

O Governo do Ceará lançou no auditório do Palácio da Abolição o Painel Dinâmico de Monitoramento da Violência LGBTFóbica. A plataforma funcionará a partir de filtros de dados que vão fornecer um panorama completo das violações de direitos e crimes contra pessoas desse grupo.

O painel é resultado de um acordo de cooperação entre a Secretaria da Diversidade (Sediv) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Com uma abrangência que vai de condutas discriminatórias a assassinatos, a plataforma de monitoramento vai funcionar como uma espécie de funil de informações que vão filtrar dados provenientes dos boletins de ocorrência — preservando dados confidenciais — para fornecer um panorama completo e estatísticos das violações de direitos e crimes cometidos contra pessoas LGBTI+. 

Detalhes como motivo presumido do fato, perfil das vítimas — incluindo orientação sexual, identidade de gênero, idade, localidade, entre outros — serão consolidados e disponibilizados nessa plataforma.

Participam da solenidade de lançamento do painel a  vice-governadora Jade Romero, a titular da Sediv, Mitchele Meira, a secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos, Symmy Larrat, dentre outras autoridades.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano