Pesquisar
Close this search box.

Complexo do Alemão vai sediar observatório do clima em 2024

A iniciativa visa elaborar políticas públicas a partir dos dados colhidos
O Complexo do Alemão vai receber um observatório climático em 2024 para monitorar o calor e elaborar políticas públicas.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

28 de fevereiro de 2024

Um dos maiores conjuntos de favelas do Rio de Janeiro, o Complexo do Alemão, vai receber um observatório climático em 2024. A intenção é monitorar o calor no local que figura como uma das regiões mais quentes da cidade. 

A ideia é que, a partir dos dados colhidos, políticas públicas possam ser elaboradas para ajudar a população a enfrentar esse fenômeno, cada vez mais frequente no Brasil e no mundo. 

Uma iniciativa da prefeitura e de organizações locais, o observatório será formado pela própria população, por um grupo de pesquisadores e por representantes sociais que atuam no local, como a organização não governamental (ONG) Voz das Comunidades.

A ação também contempla uma bolsa-auxílio para que a comunidade contribua com medições de temperatura em diferentes pontos do território. O projeto do Complexo do Alemão servirá de piloto para ser implementado em outros pontos de calor da cidade.

Além de contribuir para combater a crise climática na cidade, os estudos realizados devem ser apresentados aos países que compõem o G20, cuja reunião da cúpula será em novembro na cidade do Rio.

O observatório também faz parte de uma série de ações desencadeadas após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, em novembro de 2023, no show da cantora Taylor Swift. Naquela semana, o Rio de Janeiro enfrentava sensações térmicas próximas a 50 graus Celsius.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano