Na abertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém, no Pará, 111 países já apresentaram suas metas para combater as mudanças climáticas, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês). A informação foi divulgada na segunda-feira (10) pela diretora executiva da conferência, Ana Toni.
Antes da cerimônia de abertura, 79 países haviam entregue suas metas. Desde 2015, o Acordo de Paris determina que os 195 países signatários atualizem suas metas nacionais a cada cinco anos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre as principais metas apresentadas pelo Brasil está reduzir em pelo menos 59% a emissão de gases de efeito estufa até 2035.
Durante a conferência, serão debatidos 145 temas prioritários. Um dos destaques é a tecnologia, um dos pilares do Acordo de Paris, com foco na capacitação dos países mais pobres e na transferência tecnológica para reduzir as emissões. No entanto, esse ponto vem enfrentando resistência de diversos países.
O que é a COP?
A COP, ou Conferência das Partes, é um órgão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), composta por 197 países. A entidade é o principal espaço deliberativo da ONU para a execução de medidas assumidas pelos países para reverter a crise climática.
O encontro acontece desde 1995 e teve sua primeira edição em Berlim, na Alemanha. Neste ano, a COP chega à sua 30a edição e acontece pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA).
Com informações da Agência Brasil