Pesquisar
Close this search box.

Ativistas trans ampliam o debate contra a transfobia dentro e fora da Internet

visibilidade-trans

29 de janeiro de 2021

Em todo o Brasil, perfis de ativistas trans pautam questões de combate à transfobia e produzem um conteúdo que tem o alcance ampliado pelos seguidores

Texto: Roberta Camargo | Edição: Lenne Ferreira | Imagem: Reprodução /Instagram

Entender lugar de fala como um canal que permite novos aprendizados sobre as plurivivências de pessoas trans pode ser um caminho para combater a transfobia. Neste dia Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, a Agência Alma Preta apresenta uma pequena mostra de um universo de ativistas, artistas e influenciadores negras e negros que têm pautado à discussão direitos para a população trans dentro e fora das redes sociais. 

A data foi criada em 2004, depois da participação de ativistas transgêneros numa campanha contra a transfobia, no Congresso Nacional. Na ocasião, foi lançada a primeira campanha contra transfobia no Brasil, que aparece no topo do ranking entre os países mais matam pessoas trans do mundo.

Conhecer mais sobre está realidade é uma forma de compreender as principais bandeiras e lutas de grupos que têm sido historicamente marginalizados e violentados.  Acompanhar o conteúdo produzido por pessoas trans, conhecer e consumir seus trabalhos, carreiras e, principalmente, a narrativa que estão construindo é sobre ampliar suas vozes e ciências.  Abaixo, listamos alguns perfis de quem tem usado a internet como ferramenta para elucidar e combater este tipo de violência.

Stefan Costa, bacharel em direito e produtor de conteúdo

Sher Machado, estudante da licenciatura em Física, streamer, YouTuber e secretária geral do Projeto de Capacitação Profissionalizante e Empreendedorismo para pessoas Trans do RJ

Michelly Longo, colunista da EZATAMAG, autora do perfil @empoderamentomulhertrans e produtora de conteúdo

Linn da quebrada, atriz, cantora e compositora brasileira

Maria Clara Araújo, pedagoga e assessora parlamentar

Théo Souza, produtor de conteúdo, e autor do @portaltransbr

Liniker, atriz, cantora e compositora

Le Cardenuto, produtor de conteúdo 

Giovanna Heliodoro, comunicadora, historiadora, pesquisadora e produtora de conteúdo

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano