PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gabi de Pretas e Angela Kimbangu falam sobre os desafios da maternidade em podcast

A vereadora Thais Ferreira (PSOL), à esquerda, e a influenciadora Gabi de Pretas, à direita, durante gravação de episódio do podcast MãeTudoPod, no Rio de Janeiro

Foto: Paulo Portilho/Alma Preta

29 de setembro de 2024

O podcast “MãeTudoPOD”, apresentado pela vereadora carioca Thais Ferreira (PSOL), recebeu nesta semana a apresentadora e influenciadora digital Gabi Oliveira — mais conhecida como Gabi de Pretas — e a ativista e advogada familiarista Angela Kimbangu. Durante a conversa, as convidadas discutiram questões ligadas à maternidade de mulheres negras, adoção e infância, incluindo os direitos das crianças e a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O programa traz como proposta o debate de temas como maternidades e os desafios e alegrias de ser mãe. A apresentadora do podcast, Thais Ferreira, é especialista em políticas públicas para maternidades e infâncias e preside as comissões de Direitos da Criança e do Adolescente e Combate à Violência e ao Racismo no Ambiente Obstétrico na Câmara do Rio de Janeiro.

Durante a conversa, Gabi de Pretas contou sua trajetória como comunicadora e destacou temas como a autoestima da mulher negra, as diversas etapas do processo de adoção e a importância de se falar sobre o uso indevido da imagem de crianças em publicidades nas redes sociais.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“A gente tem que começar a conversar sobre um novo tipo de exploração de filhos adotivos através da adoção e dos biológicos que estão sendo usados. É exploração infantil mesmo porque quando uma criança é obrigada ou tem o seu rosto, ou falas expostas, […] é ela que está gerando o conteúdo e muitas vezes faz publicidade sem nenhuma questão legal”, disse a influenciadora.

Já a advogada familiarista Angela Kimbangu, especialista em temas como adoção, alienação parental e divórcio, falou, entre outros temas, sobre seu processo de autoconhecimento e defendeu a necessidade de fortalecimento de famílias negras. Para ela, essa é uma forma de lutar contra as consequências históricas da escravidão no Brasil e garantir os direitos da população negra. Kimbangu também enfatizou a complexidade e o cuidado necessário em relação ao processo de adoção e maternagem de pessoas negras.

O podcast “MãeTudoPOD” estreou em julho deste ano com uma conversa com a deputada estadual Renata Souza (PSOL). Desde então, o programa já falou com a psicóloga, doula e atriz Quitéria Chagas e a psicóloga e apresentadora Cintia Aleixo. A conversa completa com Gabi de Pretas e Angela Kimbangu está disponível na íntegra no YouTube.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Solon Neto

    Cofundador e diretor de comunicação da agência Alma Preta Jornalismo; mestre e jornalista formado pela UNESP; ex-correspondente da agência internacional Sputnik News.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano