Roberto*, um homem branco de 38 anos e desempregado, foi preso de maneira preventiva em São Paulo (SP) depois de furtar produtos de limpeza como sabão em pó e sabão líquido, avaliados em R$ 63,92.
O furto ocorreu em 22 de novembro em uma unidade do supermercado Oxxo, no Largo Padre Péricles, na Barra Funda.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
De acordo com informações do boletim de ocorrência, ao qual a Alma Preta Jornalismo teve acesso, um funcionário do estabelecimento percebeu a movimentação e abordou Roberto, que estava com os produtos de limpeza.
O caso foi registrado no 23º Distrito Policial (DP) de Perdizes, pelo delegado Omar Cruz. Depois de ouvir o relato dos policiais e da testemunha, o delegado pediu a prisão em flagrante do homem.
Roberto passou por audiência de custódia no dia 23, quando teve a prisão em flagrante convertida em preventiva pela juíza Gabriela Bertoli, que possui um histórico de pedidos da mesma natureza. Contra Roberto pesou o fato de ele não ter emprego e ter um histórico criminal de roubos e furtos.
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) tentou balizar para Roberto responder em liberdade pelo princípio da insignificância, por conta do baixo valor dos produtos, e a tese jurídica da vigilância permanente, embasado no fato do acusado ter sido vigiado a todo o momento no estabelecimento.
O homem não chegou a sair da loja com os produtos de limpeza, foi abordado pelo funcionário do Oxxo ainda dentro do estabelecimento. O homem de 38 anos e desempregado responderá ao processo preso.
* Nome fictício para preservar a identidade da pessoa citada.