O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 segundo as características de cor ou raça da população e domicílios, a partir das 10 horas, do dia 22 de dezembro, na Casa do Olodum, no Pelourinho, em Salvador (BA). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IBGE no YouTube.
As informações que serão publicadas trazem os dados da população segundo cor ou raça, fundamentais para o conhecimento da diversidade e para o estudo das relações inter-raciais no país, que, em conjunto as estatísticas de idade e sexo já divulgadas, permitirão avaliar as mudanças no perfil demográfico brasileiro ao longo do tempo.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A divulgação conta com parceiros do IBGE, como representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e de ministério, como o da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, além do apoio do Governo do Estado da Bahia e do Olodum.
Os dados disponibilizados também trazem recortes por grandes regiões, estados, municípios, além da Amazônia Legal como nível geográfico. Os dados poderão ser visualizados em mapas interativos por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI).
“A divulgação dos dados de raça e cor do Censo 2022 em Salvador, tem uma importância grande por conta de sermos a cidade mais negra fora do continente africano e porque é exatamente a partir de informações sólidas que as políticas públicas são embasadas. Essas informações sobre a população negra são de importância estratégica para a expansão e aperfeiçoamento das políticas públicas de reparação e promoção da igualdade racial nos municípios e estados”, destacou a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, em nota oficial.
Dados inéditos sobre quilombolas
O Censo 2022 incluiu, pela primeira vez, estatísticas exclusivas sobre comunidades quilombolas, como características demográficas, populacionais, sociais, econômicas e dados baseados na autodeclaração desses povos em relação ao pertencimento étnico.
De acordo com as informações do IBGE, de 1 a 29 de agosto de 2022 foram contabilizados 386.750 quilombolas. Além da divulgação dos recortes por cor ou raça do Censo 2022, o IBGE, também no dia 2022, atualizará os dados das divulgações “Quilombolas: Primeiros Resultados do Universo” e “Indígenas: Primeiros resultados do Universo”.