Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Ficar em casa não é seguro’: influencer denuncia brutalidade policial nas favelas de SP

Segundo relatos, policiais militares estariam ameaçando moradores de “fazer como na Baixada”, onde mais de 30 pessoas morreram em operação policial.
Imagem mostra duas viaturas da Polícia Militar de São Paulo.

Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

1 de março de 2024

O influencer Thiago Torres, conhecido como “Chavoso da USP”, denunciou em rede social ações violentas da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) na favela da Coruja, na Zona Norte da capital paulista, e na favela de São Rafael, em Guarulhos, na região metropolitana.

“Os policiais estão a semana toda ameaçando de fazer uma chacina aqui na quebrada hoje, sexta-feira, por isso, quem tiver outro lugar pra ir hoje, vá. […] Ficar em casa não é seguro.”, diz trecho da publicação feita nos Stories.

Em outra publicação, o influencer revela abordagens violentas e invasões domiciliares. Segundo o relato, os policiais cortaram a energia da comunidade e não permitiram o religamento. Diante do corte de luz, houve uma manifestação dos moradores, que foi reprimida com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Em entrevista à Ponte Jornalismo, outra moradora denunciou uma invasão de domicílio pela PM, seguida de agressões. 

Na ocasião, agentes entraram na residência e agrediram o primo dela. “Me colocaram num canto e perguntaram onde estava o Douglas [suspeito de matar um PM], eu disse que não sabia e me enforcaram”, relata o familiar da vítima à Ponte.

O procurado pela Polícia é suspeito de matar um policial e sua filha em frente a uma farmácia, na Zona Norte de São Paulo. Conforme as denúncias, a fuga do suspeito seria o motivo das incursões policiais na região.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

    View all posts

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano