Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Inscrições abertas para cursos gratuitos do projeto ‘Estação Favela’ em Fortaleza

As inscrições seguem abertas até o dia 17 de maio, ou quando as vagas forem preenchidas; confira os cursos oferecidos
Silvio Almeida discursa ao lado de Preto Zezé, à direita. O ministro dos Direitos Humanos esteve presente na inauguração da sede da Cufa na favela Poço da Draga, uma das instituições que sediaram o projeto 'Estação Favela'.

Foto: Gabi Catunda

12 de maio de 2024

Até o dia 17 deste mês, estão abertas as inscrições para sete cursos do projeto Estação Favela, uma iniciativa promovida pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). As formações gratuitas serão realizadas em duas sedes da Central Única das Favelas (Cufa), no bairro Barroso e na comunidade do Poço da Draga, localizada na Praia de Iracema.

Os cursos disponíveis neste primeiro momento abrangem áreas como Criação de Novos Negócios na Favela, Introdução à Produção de Eventos e Direção de Palco, Formação de Lideranças Comunitárias, Formação em Vendas, Desenvolvimento Web (programação full stack), Educação e Gestão Financeira de Pequenos Negócios, e Agentes de Crédito Orientado a Pequenos Negócios.

O projeto Estação Favela tem como objetivo promover 40 cursos nos eixos de Liderança, Empregabilidade, Educação Financeira e Acesso à Tecnologia até o ano de 2025. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever, sendo necessário apresentar um documento com foto no momento da inscrição. 

A iniciativa faz parte de um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 1 milhão firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal do Ceará em outubro do ano passado, durante a inauguração da sede da Cufa na favela Poço da Draga.

Na ocasião, Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, enfatizou a importância do Estado brasileiro estar presente nas favelas e periferias, além de destacar o papel crucial das universidades públicas no desenvolvimento social e econômico do país e no enfrentamento ao racismo.

As inscrições devem ser feitas no CUFA Barroso (Rua Regina de Fátima, 3900 – Barroso) e Cufa Poço da Draga (Rua Gérson Gradvol, 106 – Centro), entre os dias 7 e 17 de maio (ou até as vagas serem preenchidas, das 14h às 18h de segunda a sexta-feira. Para mais informações sobre os cursos, acesse o link.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano