Uma mega operação deflagrada desde ontem (27) pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) já deixou sete pessoas mortas e mais de 20 mil alunos da rede municipal sem aula nas comunidades da Zona Norte da cidade.
Moradores relatam tiroteio, fogo, e vias bloqueadas. No Complexo do Alemão, acessos ao interior da comunidade estão interditados.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A operação acontece simultaneamente em mais de uma localidade, com foco nos Complexos do Alemão e da Penha. No total, 11 comunidades amanheceram com incursões policiais, segundo o jornal Voz das Comunidades.
De acordo com a Secretaria de Polícia Militar, o objetivo da operação é prender quadrilhas do crime organizado que atuam nas regiões. A ação é composta por agentes das equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e unidades do 1º e 2º Comando de Policiamento de Área (CPA), e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora.
Além da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informar que 62 unidades escolares municipais tiveram suas atividades interrompidas, postos de saúde e linhas de ônibus tiveram seus funcionamentos alterados.