Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MIR retoma programa ‘Quilombos das Américas’

Após anos, o projeto está aberto a todos os países da América Latina
Durante a COP28 em Dubai, Emirados Árabes, o MIR anunciou a retomada do programa Quilombo das Américas, agora aberto à toda América Latina.

Foto: Raio Gomes/MIR

7 de dezembro de 2023

Através do Ministério da Igualdade Racial (MIR), o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos, Ronaldo dos Santos, anunciou, durante a COP28, a retomada do programa Quilombos das Américas.

O programa, que existe há dez anos, foi desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e está aberto a todos os países da América Latina que queiram aderir.

A Colômbia é o país com a negociação mais avançada para adesão ao programa, e já tem um protocolo de intenções assinado com o governo brasileiro.

Outros países estão sendo mobilizados pelo MIR, como é o caso de Equador, Honduras, Costa Rica e Chile.

“Consideramos estratégica e fundamental a internacionalização da pauta quilombola a partir do debate da preservação ambiental e do etnodesenvolvimento”, disse, em nota, o secretário, que destacou que os quilombolas estão ao lado de povos indígenas como agentes de proteção do meio ambiente.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano