PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Moradores das periferias de SP vivem em média 24 anos a menos que residentes de bairros ricos

Mapa da Desigualdade 2024 revela disparidades em saúde, renda e mobilidade entre os distritos da capital paulista
Distrito de Perus, na zona noroeste da capital paulista. O Mapa da Desigualdade 2024, estudo da Rede Nossa São Paulo, revela que moradores da periferia de São Paulo vivem menos do que moradores de regiões nobres da cidade.

Distrito de Perus, na zona noroeste da capital paulista. O Mapa da Desigualdade 2024, estudo da Rede Nossa São Paulo, revela que moradores da periferia de São Paulo vivem menos do que moradores de regiões nobres da cidade.

— Rovena Rosa/Agência Brasil

27 de novembro de 2024

Um morador do distrito de Anhanguera, na Zona Norte de São Paulo, vive, em média, 24 anos a menos do que alguém que reside em Alto de Pinheiros, bairro rico da Zona Oeste. Essa diferença na expectativa de vida é um dos destaques do Mapa da Desigualdade de 2024, estudo da Rede Nossa São Paulo lançado nesta quarta-feira (27).

De acordo com o levantamento, a expectativa de vida em Anhanguera é de 58 anos, enquanto em Alto de Pinheiros chega a 82 anos. Apesar do aumento geral de seis anos na média de vida dos paulistanos desde 2006, a desigualdade entre distritos ricos e pobres permanece praticamente inalterada há 17 anos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A edição de 2024 traz como novidade a análise histórica do indicador Idade Média ao Morrer, destacando a evolução dos dados entre 2006 e 2023. Embora os avanços na saúde tenham beneficiado a população de forma geral, a lacuna entre os extremos socioeconômicos da cidade evidencia a necessidade de políticas públicas mais eficazes para reduzir essas disparidades.

O estudo também mapeou outros dez indicadores distribuídos pelos 96 distritos da capital, com temas como saúde, habitação, trabalho, renda, mobilidade, direitos humanos, cultura, esporte, infraestrutura digital, segurança pública e meio ambiente.

Além da saúde, a desigualdade se reflete na remuneração média mensal dos empregos formais. No distrito de Artur Alvim, na Zona Leste, a média salarial é a menor da cidade, com R$ 2.200,70. Já no distrito de São Domingos, na Zona Norte, a média atinge R$ 8.515,29, quase quatro vezes maior.

O tempo de deslocamento reforça as desigualdades. O estudo aponta que muitos paulistanos levam mais de uma hora para ir de casa ao trabalho, refletindo a precariedade na mobilidade urbana e o impacto da distância nos bairros periféricos.

Produzido há mais de dez anos, o Mapa da Desigualdade é um instrumento para avaliar a oferta de serviços e infraestrutura urbana nos distritos paulistanos, apontando os desafios e as prioridades de investimento do poder público.

A Rede Nossa São Paulo destaca que os dados permitem identificar com clareza as disparidades territoriais e propor ações concretas para garantir mais equidade. “O estudo mostra que, embora a cidade tenha avançado em alguns indicadores gerais, as desigualdades históricas e estruturais permanecem como barreiras significativas para o desenvolvimento humano de grande parte da população”, afirma o relatório.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano