Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MST percorre cidades baianas em marcha pela reforma agrária

Na caminhada, acampamentos e assentamentos de toda a Bahia denunciam as violências vividas no campo
Trabalhadores rurais do MST caminham em Marcha pela Reforma Agrária, na Bahia.

Foto: Reprodução / MST

9 de abril de 2024

Entre os dias 9 e 17 de abril, cerca de 3 mil pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam a Marcha Estadual pela Reforma Agrária. Partindo do município de Feira de Santana (BA), a marcha percorrerá cerca de 110 km até a capital Salvador.

Com participação de acampamentos e assentamentos de todo o estado, a marcha passará pelas cidades em diálogo com a população baiana sobre a importância da Reforma Agrária no Brasil.

Na caminhada, os trabalhadores rurais também denunciam o modelo de produção do agronegócio e as diversas formas de violência vividas no campo. Só no primeiro semestre de 2023, foram registrados 973 conflitos nos territórios rurais, onde 791 dos casos envolveram disputa de terras.

Um dos destaques do movimento é o anúncio do projeto de Reforma Agrária Popular do MST, plano de agricultura que equilibra a defesa dos bens naturais com a produção de alimentos saudáveis e relações sociais igualitárias e justas.

Além do percurso, a marcha contará com processos de formação e debate sobre o cenário agrário nacional, além de atividades de solidariedade e o plantio de árvores. 

O evento compõe a agenda da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que acontece durante o mês de abril e tem como tema “Ocupar, para o Brasil alimentar!”

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano