A campanha Natal Invisível, organizada pela ONG SP Invisível, chega à sua 9ª edição em São Paulo, com a expectativa de servir refeições natalinas para mais de quatro mil pessoas em situação de rua.
A ação, que ocorre até segunda-feira (23), inclui a distribuição de ceias em 11 pontos da cidade, com foco em locais de maior concentração de beneficiários, como as praças do Patriarca, Marechal Deodoro e a região da Baixada do Glicério, todas na zona central.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O cardápio das refeições foi elaborado pelo chef Rodrigo Martins, conhecido por representar o Brasil no campeonato Bocuse D’Or, na França. Os formatos variam entre ceias tipo delivery e pocket, destinadas a até 120 pessoas, e ceias festivas para grupos de 250 a 500 participantes.
Além das refeições, a organização oferece uma experiência completa para os beneficiários, com mesas organizadas para os jantares, trio elétrico, bingo e sorteios de itens como moletons e kits de higiene. Também há recreação infantil conduzida por voluntários.
A campanha conta com o apoio de 700 voluntários, incluindo 145 profissionais de empresas parceiras. Ao todo, serão distribuídas 2,7 mil toneladas de alimentos.
Fundada há dez anos por André Soler e Vinícius Lima, a SP Invisível atua em três pilares: conscientização sobre a realidade das pessoas em situação de rua, combate ao frio e à fome, e assistência social com foco na inclusão produtiva por meio de capacitação e empregabilidade.
Como contribuir
A ONG ainda aceita doações para a realização da campanha. Interessados podem contribuir pela internet com valores a partir de R$ 80, que custeiam meia ceia, até R$ 260, que financiam duas ceias completas. Também é possível doar quantias personalizadas.
Texto com informações da Agência Brasil.