O Observatório de Favelas abre nesta segunda-feira (7) as inscrições para o curso “Corpo Morada – Inventários e Educação Patrimonial nas Favelas da Leopoldina”, que acontece entre julho e agosto de 2025 no Rio de Janeiro.
Patrocinada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a formação é gratuita e voltada para moradores de favelas e periferias da capital fluminense, com prioridade para quem vive nas favelas do Subúrbio da Leopoldina.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A iniciativa busca reposicionar as favelas como patrimônio cultural, material e imaterial, reconhecendo a importância dos saberes, práticas e arquiteturas populares na construção da cidade.
A proposta combina aulas expositivas com docentes convidados, reflexões sobre memória e urbanismo, além de atividades práticas de reconhecimento patrimonial nos territórios do Subúrbio da Leopoldina.
As inscrições ficam abertas até o dia 15 de julho e serão selecionadas 20 pessoas, que receberão certificado de participação ao final do curso.
Os encontros vão acontecer presencialmente, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, na sede do Observatório de Favelas, na Maré.