Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Organizações articulam participação na COP 30, em Belém

A COP 30 prevê criação de políticas públicas que integrem regiões amazônicas e periféricas
Imagem mostra região periférica alagada

Foto: Reprodução/Flickr

8 de dezembro de 2023

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28) que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes, organizações da Amazônia criaram o “Comitê COP 30” para cobrar maior participação da sociedade civil na construção da conferência do clima prevista para acontecer em Belém, no Pará, em 2025. 

O anúncio do comitê foi feito no pavilhão do Equador integrado à Mobilização Internacional dos Povos pela Terra e Clima, no Expo City Dubai, e tem como objetivo impulsionar a agenda climática nos territórios e estender a efetividade, não só à convenção de 2025, mas para uma abrangência que inclua as periferias. 

Atualmente o movimento é formado pelas organizações Mandí, Mapinguari,  GuetoHub, Laboratório da Cidade e Palmares LAB, que propõem a implantação de políticas climáticas, além de um chamado para adesão de organizações da Amazônia e de outras regiões brasileiras nos debates. 

O comitê atua a partir de negociações e proposições de eventos locais, e traz como sugestão a criação de uma Yellow Zone, integrada às zonas existentes nas COPs, Blue Zone e Green Zone. 

Segundo o idealizador das Yellow Zones, Jean Ferreira, diretor do GuetoHub do Pará, esse novo espaço é um polo onde as organizações podem unir a captação filantrópica, articulação e participação social nos territórios. 

“Com o objetivo de firmar um compromisso das COPs com as cidades dos países em desenvolvimento que recebem o evento, estamos criando as Yellow Zones, que são zonas de atuação em áreas periféricas da cidade. Faremos isso pela primeira vez em Belém do Pará para dar exemplo ao mundo”, relata em nota à imprensa.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano