Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

COP 28: Minc lança coalizão internacional para ação climática baseada na cultura

Ministra Margareth Menezes lidera encontro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira (8)
Imagem mostra a fachada do Ministério da Cultura

Foto: Imagem mostra a fachada do Ministério da Cultura

7 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira (8), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará presente na COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que acontece em Dubai, para participar do lançamento do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA, na sigla em inglês), co-presidido pelo Brasil e pelos Emirados Árabes Unidos.

Durante a conferência, o grupo formado por Estados-Membros da ONU realizará a primeira reunião de Alto Nível do Diálogo Ministerial sobre Ação Climática Baseada na Cultura. O encontro, marcado para às 12h, será conduzido pela ministra Margareth Menezes e o ministro da Cultura e Juventude emirático, Xeique Salem bin Khalid Al Qassimi.

O intuito do coletivo é gerar impulso político para o reconhecer a cultura como uma força única e poderosa no combate às mudanças climáticas. Para os membros, é importante demonstrar o que as soluções lideradas pela cultura podem oferecer ao desafio ambiental.

Para alcançar o propósito, o grupo visa tomar algumas medidas que vão desde advogar pela ação climática baseada na cultura, até desenvolver intervenções, soluções e ações multilaterais demonstrando os benefícios da integração da cultura na ação climática.

Os objetivos também abrangem a oferta de oferecer um espaço para todas as nações e comunidades, independentemente de sua origem ou localização, de modo que compartilhem conhecimento, experiência e melhores práticas.

Em nota, Margareth Menezes ressaltou que a cultura é parte da solução. “Embora nosso patrimônio cultural esteja sob ameaça das mudanças climáticas, é na cultura que também encontramos os recursos fundamentais para mitigar e adaptar-se a elas. Essa coalizão foi formada para garantir que a ação climática baseada na cultura funcione em conjunto com as reuniões da COP, assegurando que a cultura tenha um lugar legítimo na discussão”, definiu.

Além disso, a ministra da Cultura participa, ainda, às 18h, do painel intitulado “Encontro da Cultura com a Luta Climática: Engajamento do Público em Soluções Globais por Meio de Ações Culturais”, ao lado de Danielle Magalhães, da UN Climate Change, e de Arianna Flores-Corral, da United Nations University. A mediação será conduzida por Eduardo Carvalho, do Instituto Clima e Sociedade (ICS). 

Antes do evento, duas reuniões também estão agendadas com a sociedade civil, às 15h30 e às 16h, com a participação do ICS, Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e União de Mulheres Indígenas da Amazônia (Umiab).

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano