Um dos objetivos é cobrar do poder público a garantia de direitos básicos da população em situação de rua; segmento receberá doação de itens de higiene e informações sobre o novo coronavírus
Texto / Redação | Edição / Simone Freire | Imagem / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Sem acesso à água, alimentação e moradia, a realidade da população em situação de rua fica ainda mais precária com o fechamento de diversos serviços por causa do Covid-19, o novo coronavírus. Para oferecer às condições mínimas para consigam enfrentar a pandemia, neste sábado (20), diversas organizações se unem ao centro de convivência É de Lei para doar produtos de higiene e informar a população da Cracolândia, em São Paulo (SP), sobre a importância da prevenção.
A coordenadora-geral do É de Lei, Maria Angélica Comis, explica que o objetivo da iniciativa também é pressionar das autoridades públicas a garantia dos direitos básicos de quem vive na rua. “Como as pessoas vão lavar as mãos com sabão e usar álcool em gel se elas não têm acesso a uma pia?”, questiona.
“A ação deve ainda sensibilizar a sociedade de que todas as vidas importam e cobrar do poder público uma resposta rápida e eficaz para garantir a saúde dessas pessoas, por exemplo, com a busca ativa por pessoas que apresentam sintomas de Covid-19 e o encaminhamento para o tratamento”, acrescenta.
O É de Lei também convoca todas as pessoas a ajudarem nessa situação. A organização está arrecadando itens de higiene, como sabonetes, álcool gel e pacotes de lenço de papel, para distribuir na ação que será realizada no sábado.
As pessoas que tiverem interesse em ajudar financeiramente o É de Lei a adquirir itens de higiene como sabonetes, pacotes pequenos de lenços de papel e álcool em gel, podem contribuir por meio do PayPal ou da conta corrente do centro de convivência. A instituição financeira é o Banco do Brasil, agência 1202-5, conta corrente 16175-6 e CNPJ 04.893.583/0001-88.
É de Lei é uma organização da sociedade civil que atua desde 1998 na promoção da redução de riscos e danos sociais e à saúde em contextos de vulnerabilidade. Em 20 anos de experiência, tem acompanhado o crescimento da população em situação de rua em São Paulo – mais de 20 mil de acordo com o censo realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social -, e denunciado o descaso do governo, principalmente quando essa população é associada ao uso de drogas, por exemplo em regiões como a Cracolândia.