Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré

Iniciativa do cursinho pré-vestibular Unifavela é uma homenagem à escritora de 'Quarto de Despejo' e oferece bolsas de duzentos reais

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré

17 de abril de 2021

A Unifavela, cursinho pré-vestibular gratuito que atua no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, lança, em abril, a bolsa Carolina Maria de Jesus. O auxílio vai beneficiar estudantes com R$ 200, na tentativa de diminuir a evasão. O nome da bolsa é uma homenagem à escritora de “Quarto de Despejo”, negra e favelada, que se tornou uma das autoras mais relevantes do país. O cursinho é feito por estudantes que residem em favelas do Complexo.

A iniciativa surgiu depois de 80% dos alunos da Uni optarem pela saída da turma em razão da pandemia de Covid-19. Como as aulas passaram a ser em formato à distância, nem todos têm condições de custear internet e, por consequência, acompanhar com assiduidade os conteúdos.

Uma das alunas beneficiadas será Patrícia Silva, de 43 anos, que reside na favela Amarelinho, Zona Norte carioca. A diarista, que sonha ser professora, é natural do Ceará, de família de analfabetos e agricultores e encontrou na Unifavela a chance de continuar os estudos e nutrir o sonho de ingressar no sistema público de ensino superior.

“São pessoas que querem fazer a diferença, mudar a vida do outro em todos os aspectos. Se todo mundo entrasse em um projeto igual a esse, eu acho que nosso Brasil teria pessoas com menos dificuldades, com mais acesso à educação e com uma vida transformada lá na frente”, diz a nordestina sobre o pré-vestibular.

Além de Patrícia, a expectativa é de que pelo menos outros quatro alunos, também já selecionados pela equipe, possam ser contemplados com a bolsa. Em uma das etapas de lançamento do auxílio, o cursinho vai distribuir mais de 70 livros de “Quarto de Despejo” entre moradores da Maré. As obras foram arrecadadas em campanha no Twitter.
O projeto

A Unifavela é um projeto socioeducativo coletivo e transversal, voltado para a troca de saberes, a construção de conhecimentos e apoio pedagógico para estudantes pré-universitários do Complexo de Favelas da Maré. A metodologia educacional de baseia nas premissas de ensino popular e no uso de métodos inovadores de ensino, prevendo uma construção de conhecimento contínua e agregadora para promover a inserção dos moradores da Maré em espaços acadêmicos.

Confitra também:

“Professora, quando eu crescer, quero ser Carolina Maria de Jesus!”

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano