Na próxima segunda-feira (22) o Centro Sabiá inaugura a Escola Marias – Mulheres e Agricultoras Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR), com um programa de 24 meses. O projeto visa fortalecer as iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico no Grande Recife, por meio da formação e compartilhamento de conhecimento entre 100 agricultoras, com foco especial em mulheres periféricas. O objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, saúde, geração de renda e melhoria da qualidade de vida dessas populações.
A Escola Marias terá dois módulos, cada um com duração de um ano, abordando temas como segurança alimentar e nutricional, saúde, geração de renda e qualidade de vida. O curso será dividido em produção e transformação de alimentos, com a realização de quatro turmas ao longo do período.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Após a formação, as alunas participarão de um módulo adicional com palestras sobre temas transversais relacionados à garantia de direitos e promoção de justiça social, sob a perspectiva da agricultura urbana e periurbana agroecológica. Cada turma também realizará um intercâmbio de imersão para conhecer outras experiências urbanas de agricultura.
O projeto inclui o acompanhamento de cinco hortas em comunidades do Cabo de Santo Agostinho, Peixinhos (Olinda), Vila Santa Luzia, Sonho de Viver e Margaridas (Recife).
A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST).
Para mais informações, acesse as redes e a página oficial do Centro Sabiá.