Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Recife inaugura primeira escola de agricultura urbana voltada para mulheres da periferia

Programa aborda em dois módulos temas como segurança alimentar, saúde e geração de renda
Imagem mostra uma mulher negra praticando o cultivo da terra. Recife recebe no dia 22 de abril, a primeira escola de agricultura urbana voltada para mulheres periféricas.

Foto: Reprodução

16 de abril de 2024

Na próxima segunda-feira (22) o Centro Sabiá inaugura a Escola Marias – Mulheres e Agricultoras Urbanas na Região Metropolitana do Recife (RMR), com um programa de 24 meses. O projeto visa fortalecer as iniciativas de agricultura urbana e periurbana de perfil agroecológico no Grande Recife, por meio da formação e compartilhamento de conhecimento entre 100 agricultoras, com foco especial em mulheres periféricas. O objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, saúde, geração de renda e melhoria da qualidade de vida dessas populações.

A Escola Marias terá dois módulos, cada um com duração de um ano, abordando temas como segurança alimentar e nutricional, saúde, geração de renda e qualidade de vida. O curso será dividido em produção e transformação de alimentos, com a realização de quatro turmas ao longo do período.

Após a formação, as alunas participarão de um módulo adicional com palestras sobre temas transversais relacionados à garantia de direitos e promoção de justiça social, sob a perspectiva da agricultura urbana e periurbana agroecológica. Cada turma também realizará um intercâmbio de imersão para conhecer outras experiências urbanas de agricultura.

O projeto inclui o acompanhamento de cinco hortas em comunidades do Cabo de Santo Agostinho, Peixinhos (Olinda), Vila Santa Luzia, Sonho de Viver e Margaridas (Recife).

A iniciativa do Centro Sabiá conta com a parceria do Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Movimento dos Trabalhadores/as Sem-Teto (MTST). 


Para mais informações, acesse as redes e a página oficial do Centro Sabiá.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano